Artigo revela que chefe “ruim” pode adoecer os funcionários

saia-do-buraco-e-salte-para-a-vida
Saia do buraco e salte para a vida
maio 6, 2016
helena-beatriz-pacote-abracoaching
Nesta semana eu recebi um ”pacote“ muito especial
outubro 5, 2016

Artigo revela que chefe “ruim” pode adoecer os funcionários

chefe-ruim-programa-cuide-se

O que fazer com o meu chefe?? Ele é muito ruim, estou estressado. Vou adoecer desta forma.

De um lado as chefias precisam agir mais exigentemente; do outro os funcionários se queixam sem parar e taxam o chefe de “ruim”.

O mundo do trabalho vive esta realidade dia a pós dia.

Há estatísticas dizendo que o chefe ruim é causador de estresse, que pessoas se submetem ao comportamento inadequado das chefias por medo de ficar sem trabalho/salário.

Quando o nosso ambiente apresenta sinais de estresse o trabalho não avança, não evolui, não alcança a necessidade do nosso cliente. A tensão cresce e as pessoas parecem perder o prazer pelo trabalho, pela produtividade. A alegria desaparece, a apatia toma conta.

Esses sinais são visíveis a olho nu. Qualquer pessoa é capaz de perceber.

Quem paga a conta sabe disto o tempo todo, porque quando fecha o caixa, no final do dia, está lá estampado.

Vivemos cuidando pouco de nós mesmos. Muitas vezes não perguntamos porque estamos estressados. Será que foi o que o chefe pediu que eu fizesse ou aqueles outros assuntos que eu não resolvi, aquelas coisinhas da semana passada que eu não fiz ”ainda” e estão causando esta carga sobre mim e me deixando tenso, pesado?

E se eu sou o chefe ruim em questão, estou querendo o que de determinado funcionário? Estou usando a coerência, estou me fazendo claro? Estou observando com objetividade e firmeza e também oferecendo o suporte que a pessoa precisa?

E quem está pagando a conta, parou para cuidar do seu caixa como devia? Percebeu e fez o quê?

A interatividade é muito mais do que estarmos juntos na mesma empresa, vestindo o mesmo uniforme, vendendo o mesmo produto, recebendo o mesmo treinamento.

Interagir nas atividades, envolve estarmos cuidados por nós mesmos. Somos criaturas diferenciadas, com necessidades diferenciadas, com vontades diferenciadas. Usamos palavras carregadas de emoções diferenciadas, logo, só nós temos a capacidade de entender em que ponto temos que cuidar mais de nós mesmos. Se fizermos este cuidado, não haverá chefe ruim nem estresse para nos impedir de produzir com alegria e conviver harmoniosamente com as pessoas.

Reconheço que ainda não se aprende isto na escola. Porém, hoje, há pessoas como o Coach, prontos para ajudar você a se cuidar e viver uma vida mais plena, mais alegre, mais feliz.

Conheça o Programa CUIDE-SE empresarial criado por mim Helena Beatriz. E aprenda a cuidar e a potencializar a parte integral do seu patrimônio que são as pessoas. Uma equipe bem sincronizada e dedicada a cumprir os objetivos da organização, fará do sucesso algo inevitável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *