Saia do buraco e salte para a vida

insatisfeito-consigo-mesmo
Você está insatisfeito consigo mesmo?
maio 6, 2016
chefe-ruim-programa-cuide-se
Artigo revela que chefe “ruim” pode adoecer os funcionários
outubro 4, 2016

Saia do buraco e salte para a vida

saia-do-buraco-e-salte-para-a-vida

Para muitos, sair do buraco parece algo totalmente inusitado. Nós costumamos dizer que estamos no buraco quando não vemos solução para alguma situação que a nossa vida pede em determinados momentos. Então, encolhemos e nos sentimos presos exatamente no momento que temos que expandir.

Meu Deus, mas o que isto quer dizer? Encolher no momento em que teríamos que expandir? Expandir, aumentar de tamanho, crescer, ficar mais quando nos sentimos menos?

Exatamente. Mudar nosso posicionamento.

Há em nós um impulso natural de crescimento. Somos antes de tudo óvulo e esperma, cada um inserido num corpo. Viramos um ovo: está gerado o maior milagre – um ser humano.

Vamos crescendo, ganhando forma. Nascemos e somos desafiados a sugar, a provar os alimentos, a sentar, a andar, a falar, a aprender; não conhecíamos as letras, a conhecer coisas novas todos os dias.  O que vamos fazendo?  VAMOS SAINDO DO BURACO O TEMPO TODO.

 

O segredo é a ação

Temos um ímpeto de agir. Criança AGE!

Crescemos mais, criamos para nós um lugar que” achamos” seja o ideal. Neste lugar, aqui dentro da nossa cabeça, não seremos incomodados, interrompidos seja lá no que estejamos fazendo.

Criamos as “ nossas” regras e quando acontece o impulso natural de crescimento, Uauu!! Estamos no buraco!!

Quem é o buraco, então?

O buraco é o ponto de enxergar coisas novas, de buscar ajuda, de fazer como você já sabia fazer desde que nasceu: ” Experienciar”, olhar/sentir que assim não está bom e retomar o impulso inicial, ser curioso e achar outro jeito para ficar feliz, como já fez milhares de vezes.

E então o que dizemos?? Ah! Criança não sabe nada de dinheiro e eu agora estou com pouco e …? Ah! Criança não precisa se preocupar com nada! Pai e mãe fazem isto!

Salvaguardadas as devidas proporções, criança confia muito quando cai e levanta e tenta novamente andar. Criança busca uma força dentro dela que a ensina a caminhar mesmo que ela tenha caído muitas vezes. Não há manual e nem ela sabe ler. Há uma lei natural que a impele e ela segue.

Uma pessoa crescida, que já criou um jeitinho que ela “acha”, que seja o jeito pra ela viver descansada, sente-se no buraco porque não é daquele jeito que ela pensa. Viver requer movimento constante, ascendente e cumulativo. O movimento de ontem que não foi feito, se soma ao de hoje, que se somará ao de amanhã e feito, o tira do buraco instantaneamente.

 

A mágica do agir

Há uma mágica envolvida em tudo isto. AGIR.

E quando pensamos, tá! E agora que já estou no buraco como faço?

  • Procure dois movimentos que esqueceu de fazer e faça. (Por exemplo: não lavou a louça, lave! Não buscou aquela informação que o professor pediu, busque!)
  • Não sei como encontrar a informação que o professor pediu. (Pergunte! O próprio professor pode dar a informação)
  • Já teria que estar pronto há muito tempo (faça agora. Conclua esta parte)
  • É muita coisa, não consigo sozinho. (Busque ajuda externa; há profissionais especializados para nos ajudar em todas as áreas.)
  • Empaquei, não sei o que fazer (me chame, esta é a minha especialidade.)

Vale lembrar que isto acontece o tempo todo na nossa vida. Todos vivemos a situação de não entender muito bem porque ficamos no buraco algumas vezes. Não há privilegio porque crescer é parte integrante do processo da vida e crescer dá um certo trabalho diariamente.

O que precisamos lembrar é que a tarefa de hoje feita hoje libera para amanhã estarmos naquele estado de alegria e felicidade para fazermos a tarefa de amanhã. E se em algum momento acumularmos dias de tarefas, um “serãozinho”, algumas horinhas extras dão conta de pôr nos trilhos o nosso andar.

 

Eu quero te ajudar

Como eu já citei em outros artigos, exemplo: Coaching é agir (eu recomendo que você leia também), eu amo a ação. Tenho o maior prazer na minha profissão, principalmente quando vejo a satisfação dos meus Coachees quando recebo seus feedbacks. E só em pensar que são coisas simples que provocam grandes mudanças satisfatórias. Mas o segredo está no acompanhamento/relacionamento.

 

PROGRAMA CUIDE-SE

Vamos lá! clique na imagem acima e entenda como eu posso te ajudar!

Grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *