Vencendo os medos: conheça as melhores técnicas

Um-acompanhamento-que-voce-precisa
Um acompanhamento que vai ajudar você
maio 2, 2016
um-detalhe-pode-fazer-uma-grande-diferença
Um detalhe pode fazer uma grande diferença.
maio 2, 2016

Vencendo os medos: conheça as melhores técnicas

vencendo-os-medos-da-vida

Sentir medo é algo mais comum do que imaginamos. Alguns especialistas consideram que esse sentimento pode ser até saudável em alguns momentos, já que nos livra de situações de perigo, por exemplo. Entretanto, em excesso, pode ser prejudicial e atrapalhar a vida, já que quem sente medo evita todo e qualquer tipo de contato com aquilo que o deixa ansioso.

 

Livrar-se do medo pode ser mais simples do que se pensa. O primeiro passo é enfrentar a situação e acreditar que somos capazes. Sabemos que isso não é fácil para todo mundo, inclusive se estiver relacionado ao que nos dá mais medo. Porém, é importante começar de algum lugar. Conheça algumas técnicas para se livrar deste sentimento.

 

 

Métodos mais famosos

 

– Visualização: Para começar, é necessário que você se imagine na situação que teme e pense sobre possíveis reações para que saiba como encarar o medo.

 

– Tempo: É comum que as pessoas digam que o tempo cura tudo, mas ele também deixa marcas. Assim, procure voltar ao momento em que esse medo surgiu e tranquilize sua mente, reforçando sempre que aquilo já passou. Dessa maneira, você vai chegando gradativamente ao presente, percebe o quanto evoluiu e imagina um futuro onde esteja completamente curado e feliz.

 

– Foco: procure manter o domínio sobre você mesmo, destinando o foco da sua atenção. Faça suas escolhas: no que você está pensando, para onde está olhando. Evite distrações que voltem a trazer o medo.

 

– Autocontrole: Isso é fundamental em toda e qualquer situação, principalmente as que estejam relacionadas ao medo. Também procure dissociar, ou seja, manter-se distante emocionalmente e de maneira saudável.

 

– Anotações: poucas pessoas fazem isso, mas anotar os pensamentos e reorganizá-los no papel também auxilia na organização da mente. Veja quais são as prioridades de pensamentos para que você não destine a atenção a coisas que não importam.

 

– Respiração: ela está totalmente relacionada ao estado emocional. Dessa maneira, alterar a maneira como respiramos de vez em quando pode fazer bem, já que nos permite ter outras sensações e melhorar nosso desempenho. Além da respiração, mudar a postura corporal também pode nos auxiliar a ter uma melhor performance no que fazemos.

 

– Exposição: essa técnica é muito conhecida por psicólogos e profissionais que auxiliam no tratamento de algum tipo de medo. É necessário que a pessoa seja exposta gradativamente ao objeto fóbico para que vá perdendo o medo. Entretanto, lembre-se de respeitar seus limites para não piorar a situação.

 

– Procurar um coach: Para seguir todas essas técnicas com excelência, o ideal é que tenha um profissional acompanhando tudo isso. Um coach serve como um treinador que assessora o indivíduo para que este perca o medo, foque sua atenção no que deseja, estabeleça as metas e alcance o seu objetivo.

 

Nem sempre conseguimos dar o melhor de nós naquilo que fazemos, muitas vezes por causa de nossos medos. Assim, o coach irá despertar o melhor de nós para que possamos deixar de temer algumas coisas, nos aprimorar naquilo que gostamos e potencializar nossas habilidades.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com alguém que você acha que será útil.

E se você quiser saber mais, ou precisa de algum suporte para vencer as barreiras da sua vida, entre em contato comigo clicando aqui. Terei o prazer em te ajudar lhe concedendo um seção de coach gratuita. Vamos nos conhecer?

Grande abraço e até breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *