É dezembro, muitas emoções estão no ar, e, mãe, chega o seu filho que completou o terceirão, fez vestibular e foi aprovado e diz: ”agora vou embora e é para sempre”.
Você, mãe, fica muito dolorida.
Você sabe que ele vai; sabe que ele cresceu e até sabe que isto é muito bom. Porém, como desapegar, como administrar o vazio que fica dentro do peito, vazio este que soa, muitas vezes como desamor, como “depois de tudo o que eu fiz ele vai me abandonar”.
Eu vejo muitas mães nesta situação. Colam o pé na lajota da vítima e ficam chorando, lamentando, se sentindo abandonadas.
A visão CUIDE-SE é outra.
Quando um filho completa a fase escolar média, é aprovado no vestibular, ele já está pronto para assumir-se.
Você, mãe, já lavou a roupa que ele usa e já deve ter falado pra ele que foi você quem fez; quem sabe você até já tenha ousado deixá-lo usar a máquina de lavar para saber como é.
Ele já deve ter prestado a atenção que alguém pilotou fogão para a refeição se fazer.
Ele não gostava muito de lavar a xícara que usava e você já deve ter deixado suja pra ele compreender.
Ele já pensou, repensou e articulou formas de viver longe de casa e sem você. Vamos ser honestos: mãe fala coisas que filho não gosta de ouvir e filho “quer” experimentar a vida longinho da mãe.
Ele está pronto!!
É o ciclo natural acontecendo. Ele vai e é para sempre.
Você o preparou!!
Você vai olhar para a situação como vencedora. Pode se considerar a mãe do ano, se quiser; você conseguiu!!
Você vai vivenciar o espaço que ficar na sua casa como uma fatia da pizza chamada liberdade que toda a mãe merece, após a jornada “educar e amadurecer um ser para a vida”.
Você está tão segura que fez o seu melhor, que vai cuidar muito pra não entrar na emoção de trocar palavras duras, porque se é dolorido pra você, é difícil pra ele que está pronto, mas tem apenas 18 anos. Lembra que brigas e palavras duras facilitam o processo de separação, mas deixam marcas NÃO amorosas.
Chore sim, faz parte! Chore porque haverá separação, e chore também porque grandes conquistas sempre colocam lágrimas nos olhos!
Viva intensamente este momento. Afinal ele vai para sempre!
Haverá um ir e vir posterior, mas nunca mais será como agora.
O ciclo da vida se cumpre. Deixe este momento lindo acontecer!
Compreenda, colabore, ame e se ame muito; permita nova abertura/continuidade serena e harmoniosa pra você e pra seu filho.
CUIDE-SE!!